Vídeo Aula 1º Médio “Arte no Renascimento”

===

1º E M-  O RENASCIMENTO

O que vem a sua mente quando ouve a palavra renascimento?  Se você se lembra dos artistas Giotto, Michelangelo, o grande Rafael, Leonardo da Vinci, Botticelli, está no caminho certo. Muitos artistas se destacaram com um estilo pessoal, diferenciando-se dos outros, lembrando que o ideal de liberdade é um marco importante desta fase. O uso de tela, tinta a óleo, claro-escuro (a sombra se destaca entre algumas áreas iluminadas dando volume aos corpos) e a perspectiva (onde a geometria e a matemática se completam) são características utilizadas na arte.

Nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV, sendo que no final de 1400, já estava espalhado por toda a Itália. Reviveram a antiga cultura greco-romana,após um intervalo de quase um milênio, que foram características da arte clássica, havendo assim uma reformulação da arte, que se espalhou para a Europa. O renascimento foi um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico que atingiu seu ápice no século XVI.

Você sabe quem é considerado o pai do Renascimento? Vou te responder:

Giottodi Bondone (1267-1337) uma pessoa excepcional! Nascido em uma cidade pequena perto de Florença, onde desde pequeno pastoreava as ovelhas para ajudar a família. No campo com as ovelhas gostava também de desenhar em pedras. Certo dia quando estava desenhando, um homem o observou e se maravilhou com o menino. Conversou com os pais da criança e se tornou seu professor no seu ateliê em Florença. O resultado veio através do estudo, pois Giotto superou o mestre ao pintar temas religiosos. Deixou o fundo dourado que era utilizado em locais da Toscana do século XIV. Representou os santos que antes eram figuras paralisadas em forma de pessoas que demonstram seus sentimentos. Uma grande inovação!

Suas grandes obras foram afrescos na Igreja de São Francisco, em Assis e a capela Scrovegni, em Pádua.

O que é o afresco?

Técnica de pintar com os pigmentos das tintas dissolvidos em água e aplicados sobre o revestimento ainda úmido da parede, ao qual se incorporam, adquirindo firmeza, depois de secos. Vamos observar a diferença entre uma “Crucificação de Cristo” feita no período da arte bizantina e o novo estilo criado por Giotto. Notou a diferença?

Muito temos a falar ainda. mas fica para a próxima aula.

Mãos a Arte! Agora é a sua vez.

Escolha uma das telas do artista Giotto e faça uma releitura em seu caderno com arte final (pintura). Use a técnica de pintura que estiver ao seu alcance com: lápis de cor, giz de cera ou canetinha. Acredito em você!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.