Vídeo Aula 1º E M – Vitrais Góticos

O Trabalho em vidro é uma arte de muitas disciplinas. Além de sua evolução técnica, bem documentada por Teósofo e outros, esse meio carregava rico simbolismo e iconografia.

Muito do significado e impacto se perdeu nos nossos dias onde é aplicado uma arte mais abstrata, longe das formas das imagens impressionantes dos vitrais góticos.

Medalhões e formas de losango eram comumente usados ​​para dividir os eventos das grandes histórias da Bíblia, a vida de Cristo é o tema mais duradouro e presente em quase todas as catedrais, além disso imagens glorificando a Virgem, o lugar da devoção, reis e rainhas e figuras medievais são muito popular especialmente durante a idade média. 

A arte do vitral era parte integrante da cultura gótica. No início o século XIII(13)  Mestres pedreiros vindo de varias partes do mundo se reuniram para trabalhar no canteiro de obras da Catedral de Chartres . Esta catedral é uma das que mantém os seus vitrais originais 

A catedrla de Notre Dame é famosa por seu estilo gótico tanto na construção como nos vitrais que segue as mesmas linhas que tornou famosas estas estruturas

Formas orgânicas se encaixam bem com as seções compartimentadas. “Cenas bíblicas”, foram um dos assuntos mais populares e este tipo de figura foi usado pela primeira vez por Abbot Suger nas janelas de Saint-Denis. Retratando uma arvore com seções curvas estas linhas foram usadas para conter dentro dos galhos os reis, a virgem e a hierarquia do céu. 

Vídeo das Sombras e luz na Catedral de Washington

O mais impressionante de tudo é a cor gloriosa que fluí para locais de culto, trazendo luz e significando à promessa de iluminação eterna do céu

“Este vídeo de lapso de tempo – parte da exposição” Scaling Washington “no National Building Museum – destaca o movimento da luz de vitral na Catedral Nacional de Washington.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.