Vídeo Aula 1º Médio Arte Bizantina

                    1º E M-   ARTE BIZANTINA

Arte Bizantina é uma arte cristã que surge no período em que o Cristianismo passa a ser reconhecido como religião.

Jesus, considerado uma ameaça para o Império Romano, foi perseguido e morto pelos romanos. Após sua morte, seus adeptos se escondiam em catacumbas para rezar, pois continuaram sendo perseguidos .

Até que em 313 o imperador Constantino outorgou o Édito de Milão, que proibia a perseguição  novo estilo de arte, a Arte Bizantina.

O imperador era uma figura de referência sagrada uma vez que desempenhava o seu papel de governante em nome de Deus, tal como era propagado na época.

Assim, muitas vezes se encontra mosaicos que retratavam o imperador e sua esposa entre Jesus e Maria.

Os artistas da época não tinham liberdade para se expressar, não podiam usar sua criatividade; deviam apenas cumprir com a elaboração da obra, tal como lhes era solicitado.

Podemos, dessa forma, destacar as seguintes características da arte bizantina:

  • Caráter majestoso que demostra poder e riqueza;
  • Ligação direta com a religião católica;
  • Demonstração clara da autoridade do imperador – ao considerá-lo sagrado;
  • Frontalidade – representação das figuras em posição frontal e rígida;

Deste modo, Constantinopla viu muitos dos seus artistas migrarem para o Império Romano do Ocidente, cuja capital era Roma.

O imperador mandou construir igrejas onde os convertidos pudessem se reunir para rezar.

A arquitetura se destaca como expressão artística desse período pela construção de grandes e ricas igrejas, na verdade basílicas, dada a sua amplitude e riqueza expressa no revestimento de ouro e decoração com mosaicos.

Os exemplos mais conhecidos de arquitetura da Arte Bizantina são:

  • As Basílicas de Santo Apolinário e São Vital, em Ravena;
  • A Igreja de Santa Sofia, em Istambul – obra da autoria do matemático Antêmio de Tralles e de Isidoro de Mileto, cuja construção foi feita entre os anos 532 e 537;
  • A Basílica da Natividade, em Belém – construção ordenada pela mãe do imperador Constantino na cidade onde Jesus nasceu. Foi construída entre os anos 327 e 333 e incendiada cerca de dois séculos depois.

Uma das técnicas bastante utilizadas pelos pintores bizantinos foi a têmpera, que consiste em preparar os pigmentos junto a uma goma feita de material orgânico (como a gema de ovo) a fim de fixar melhor as cores à superfície.

Mãos a arte!

Faça uma pintura em papel canson usando a mesma técnica dos artistas bizantinos, a tempera. Veja alguns exemplos de obras e uma receita de como preparar a tinta em meu site www.janeartes.tk

Provérbios8:14 – “Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; Eu sou o entendimento; minha é a fortaleza”.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.