Vídeo Aula 8º Ano Poluição Visual

8º ANO- POLUIÇÃO VISUAL

Ela é muito encontrada nos centros urbanos e se dá pelo excesso de imagens distribuídas em muros, outdoors, prédios e em vários lugares destinados a propaganda. São geralmente  cartazes, anúncios, propagandas eleitorais , outdoors eletrônicos, placas, entre outros.

O excesso de imagem e informação gera desconforto visual, esconde a beleza da arquitetura das cidades e pode atrapalhar a atenção de motoristas no trânsito.

Há um tipo específico de poluição visual que é considerado crime ambiental pelas leis brasileiras: a pichação (Artigo 68 da Lei n. 9.606 de 1989). Ela é uma forma de expressão ligada ao conceito de vandalismo, previsto como crime.  Usam símbolos quase ilegíveis e os trabalhos são feitos em paredes sem a devida autorização do proprietário.

Mas existe outra expressão que, hoje em dia, é vista como artística: o grafite. Utilizam desenhos ou escritas que podem ser trabalhadas em 3D. Em razão de sua complexidade, é considerada uma arte mais elaborada. A maioria dos grafiteiros trabalha com tinta spray, canetas porosas, pincéis ou máscaras (moldes vazados que permitem construir a imagem mais rapidamente, além da possibilidade de repetí-las  inúmeras vezes). Para trabalhar com a arte do grafite é preciso ter autorização do proprietário do muro ou da área que se pretende usar.  Atualmente o grafite está ligado ao que chamamos de streetart, em outras palavras, “arte urbana”.

Ambas as técnicas usam praticamente o mesmo suporte (paredes e muros) e o mesmo material (tinta spray). A forma como são construídas é o que as torna diferentes.

Mãos a Arte! Agora é a sua vez.

Desenhe em seu caderno ou em 1 folha de papel canson um muro e crie um grafite utilizando tinta guache ou tinta caseira, no meu site janeartes.tk tem uma receita ok? Você pode fazer o molde vazado utilizando plástico para encadernação ou mesmo papel canson. Sei que você terá sucesso.

Em Salmos 47:7 lemos: “ Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte”.

Um beijo, um abraço e um queijo. Até a nossa próxima aula.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.